quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OS TRÊS PILARES DA INCLUSÃO DIGITAL

OS TRÊS PILARES DA INCLUSÃO DIGITAL

Da Pedagogia

Nos ultimos anos, tem sido apregoado aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC’s, como são mais comumente conhecidas. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação. Não é difícil vaticinar que sem qualquer um desses pilares, não importa qual combinação seja feita, qualquer ação está fadada ao insucesso. Atualmente, segundo o Mapa de Exclusão Digital divulgado no início de Abril/2003 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) juntamente com outras entidades, aproximadamente 12% dos brasileiros têm computador em suas residências e pouco mais de 8% encontram-se conectados à Internet. Até quando continuará a inépcia do governo brasileiro? (se é que ‘ele’ tem qualquer real intenção de promover a inclusão digital).
As TIC’s têm causado mudanças significativas em toda a sociedade. No âmbito empresarial, as modificações decorrentes das TIC’s têm:  propiciado ambiente competitivo as mais variadas instituições, inclusive as não tradicionais;  promovido o declínio de custos de processamento;  motivado a erosão geográfica e de produtos;  influenciado o planejamento e redesenhado organizações.
As TIC’s possibilitam a melhoria de qualidade em diversos aspectos dos negócios. Pode-se ainda destacar a promoção de produtos bem como uso de novos canais de venda e distribuição, possibilitando novas oportunidades de negócios. É inegável as alternativas oferecidas. A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.
Ações de inclusão digital devem estimular parcerias entre governos (nas esferas federal, estadual e municipal), empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs), escolas e universidades. Governos e empresas privadas devem atuar prioritariamente na melhoria de renda, suporte à educação bem como tornar disponíveis equipamentos à população. Algumas ações que podem ser promovidas pelos governos e empresas privadas incluem:
 Disponibilizar acesso a terminais de computadores e correio eletrônico a toda a população;  Oferecer tarifas reduzidas para uso dos sistemas de telecomunicações;  Criar mecanismos de isenção fiscal, sem muita burocracia, para o recebimento de doações de computadores e equipamentos de infra-estrutura.
O Brasil tem condições de superar esse atraso e as vicissitudes existentes. Todavia, para que isso de fato ocorra, é preciso começar a fazê-lo hoje, ou melhor, ontem. Do contrário, as gerações vindouras continuarão com elevado índice de excluídos da era digital. A inclusão digital tem um tripé que compreende acesso a educação, renda e TIC’s. A ausência de qualquer um desses pilares significa deixar quase 90% da população brasileira permanecendo na condição de mera aspirante a inclusão digital. Dentro deste contexto, considera-se que a inclusão digital é necessária a fim de possibilitar à toda a população, por exemplo, o usufruto dos mais variados serviços prestados via Internet. Hoje em dia, ter acesso a Internet significa acesso a um vasto banco de informações e serviços. Este imenso repositório de conteúdo e serviços merece e deve ser utilizado por toda população brasileira. É preciso que o governo, como principal protagonista, assuma o papel de coordenador e atue em conjunto com sociedade civil organizada a fim de assegurar o tripé da inclusão digital.
(Regina)O texto Os Três Pilares da Inclusão Digital,retrata a situação da inclusão digital no Brasil e os seus três pilares que sustenatm a economia.Porém verifiquei que os dados são do ano de 2003 e, pelo que tenho acompanhado, o governo tem se empenhado para promover a inclusão digital, principalmente em nossa região, com a implantação de Telecentros Comunitários e laboratórios de informática nas escolas.

Este texto foi revisado por Pauliana Hilário da Silva Colombini
No 3ª parágrafo faço a seguinte sugestão de alteração: “As TICs possibilitam a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas, promovendo a promoção de produtos, assim como a utilização de novos canais de venda e distribuição, abrindo novas oportunidades de negócios. No âmbito, escolar as TICs possibilitam a inclusão digital dos indivíduos que não possuem acesso à tecnologia da informação. Portanto, são inegáveis os benefícios das TICs, seja para empresas, seja para a educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário